segunda-feira, 18 de junho de 2012

Tremor de terra foi registrado na barragem Armando Ribeiro Gonçalves em São Rafael


http://sp2.fotolog.com/photo/2/38/31/ninocha/1237039519368_f.jpg 
Nesta segunda-feira , às 02:51 UTC (às 23:51, hora local) ocorreu um tremor de terra de magnitude preliminar estimada em 1.3. O epicentro foi localizado na Barragem do Açu, no município de São Rafael-RN. Esse evento deve ter sido registrado por várias estações e a análise dos dados foi feita utilizando-se os registros das estações de Riachuelo (RCBR; USGS/UFRN) e de Livramento-PB (NBLI; RSISNE - Petrobras/UFRN/FUNPEC). 
  O mapa de localização epicentral é mostrado na Figura 1. 
Figura 1. Mapa de localização epicentral. A estrela vermelha indica o epicentro. Os triângulos azuis as estações RCBR e NBLI. O triângulo vermelho indica a estação mais próxima do epicentro (NBPA) cujos dados ainda não tivemos acesso. Mapa elaborado por Hasan Shihadeh.

Figura acima. Registro do evento em NBLI.
A atividade sísmica na Barragem do Açu é um dos casos mais conhecidos de sismicidade induzida por reservatórios no Brasil tendo vários trabalhos, dissertações de mestrado e teses de doutorado abordando esse tema. 
Embora não se tenha mais um monitoramento permanente da barragem, esse evento veio a ocorrer após um longo período em que não se registravam sismos nessa região. É possível que esse evento possa estar relacionado com novas áreas sísmicas na região, ativadas pela água no reservatório.

Fonte: LabSis/UFRN; USGS; RSISNE -Joaquim Ferreira, Hasan Shihadeh, Eduardo Menezes via Eduardo Dantas

Nenhum comentário:

Postar um comentário