quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Governadora do RN anuncia 20 milhões em investimentos na segurança



Por Sd PM J. Júnior
Fonte: DN Online via Pm currais novos
Durante o anúncio dos investimentos, a governadora destacou que sua gestão tem se preocupado com a Segurança Pública e, por isso, trabalhado principalmente para promover a integração dos diversos setores da pasta. "As polícias e demais órgãos da Segurança têm se reunido periodicamente para planejar suas ações em conjunto". Outra área de destaque dos investimentos, conforme Rosalba Ciarlini é a do serviço de inteligência da polícia. "É a inteligência que nos fornece os dados necessários para um combate mais eficaz à criminalidade".
Na coletiva, cada um dos chefes dos setores da Segurança Pública anunciaram seus investimentos. O primeiro deles foi o comandante geral da Polícia Militar do RN, o coronel PM Francisco Araújo Silva. Segundo ele, o estado recebeu recentemente 5 mil novas pistolas calibre .40, adquiridas a partir de um convênio com o governo de São Paulo. "Agora todos os policiais em serviço operacional terá a sua própria arma, podendo levá-la para casa. Ele jamais estará desarmado"
A PM/RN também recebeu 20 capacetes e 20 escudos balísticos, resistentes a tiros, que serão utilizados pelos batalhões de Choque e de Operações Especiais (BPChoque e Bope). Essas unidades também contarão com 20 novos capacetes de controle de distúrbio civis, 40 escudos de acrílico e 80 pares de perneiras. Ainda foram entregues à corporação 20 novas carabinas, 40 coletes à prova de bala, 160 pistolas taser (choque elétrico), além de 122 bafômetros para medição de embriaguez. Para as unidades da PM no interior potiguar, foram entregues nesta manhã 1,2 mil coletes à prova de balas, 37 novos veículos e 2,5 mil pistolas.
O coronel BM Elizeu Dantas, comandante do Corpo de Bombeiros Militares do RN (CBM/RN), divulgou a aquisição de 264 conjuntos e 205 capacetes de proteção de combate a incêndio urbano, 50 capacetes de proteção para salvamento e combate a incêndios florestais, 15 equipamentos de proteção respiratória e dois desencarceradores para salvamento terrestre. Entre os veículos, foram entregues três Ford Ranger, dois ônibus para transporte da tropa, 20 viaturas do serviço de prevenção e uma van para o programa "Bombeiro Mirim". O comandante destaca ainda a reforma no alojamento no quartel do CBM, bem como a construção de novo quartel na cidade de Caicó, na região do Seridó.
O delegado geral de Polícia Civil do estado, Fábio Rogério, anunciou a aquisição de 39 Ford Fiesta, oito Renault Sandero, oito Ford Ranger, além de 175 computadores que possibilitaram a informatização da polícia. Na próxima sexta-feira (19), segundo o delegado, serão ainda entregues 12 Ford Ranger e 52 Renault Sandero. Fábio Rogério destacou ainda que, na atual gestão, foram realizadas as operações "Retorno" e "Xerife", consideradas as maiores da história do RN, onde foram presas, respectivamente, 68 e 91 pessoas.
o diretor do Itep, Nazareno de Deus, revelou a compra de três comparadores balísticos, um comparador espectral de imagem (análise de documentos e dinheiro falsos), três cromatógrafos a gás com espectômetro de massa (exames de substâncias químicas como cocaína) e duas câmaras frigoríficas para comportar cadáveres. "Também já temos garantido o terreno de 6 mil m² para a construção de uma nova sede, na zona Norte de Natal".

Nenhum comentário:

Postar um comentário