segunda-feira, 26 de maio de 2014

Operação “Unidos pela Ordem” apreende armas e prende quatro em Santana do Matos e São Rafael


As Polícias Civil e Militar deflagraram nessa segunda-feira (26/05) uma operação conjunta batizada de “Unidos pela Ordem”, com o objetivo de cumprir quatro mandados de buscas e apreensão nos municípios de Santana do Matos/RN e São Rafael/RN. Ao todo quatro espingardas foram apreendidas e quatro pessoas foram detidas, dentre estas dois adolescentes.
De acordo com a delegada do município de Santana do Matos/RN, Paoulla Maués, que comandou a operação, a ação foi desencadeada com o intuito de restabelecer a segurança naquela localidade. “Essa operação se deu em virtude de uma tentativa de homicídio contra um adolescente, além de um homicídio ocorrido na semana passada, então a nossa proposta era em conjunto com a Polícia Militar restabelecer a ordem na região”, explicou.
Há aproximadamente um mês um adolescente foi vítima de uma tentativa de homicídio naquela cidade praticada por outros dois adolescentes de 15 anos, que foram apreendidos pela polícia. A motivação do crime seria uma rixa entre eles. Duas espingardas foram apreendidas na casa do menor, local onde também foi presa em flagrante a mãe dele identificada como Maria da Vitória da Silva Nunes, de 34 anos. Ela assumiu a posse das armas.
A operação também resultou na apreensão de uma espingarda encontrada na residência do suspeito de matado a tiros o agricultor Francisco das Chagas Rodrigues, de 69 anos, crime ocorrido no último dia 22 de maio, na cidade de Santana do Matos/RN. A arma teria sido usada no crime. O suspeito, conhecido pelo apelido de “Espírito de Vaqueiro”, está foragido. Um motivo fútil teria resultado no assassinato. “A vítima possuía uma criação de gados e esses animais estariam comendo o capim do terreno do acusado, que teria se irritado com a situação e praticado o homicídio”, revelou a delegada Paoulla, que está investigando o caso.
Testemunhas teriam presenciado o acusado de matar o agricultor dizendo a seguinte frase: “Até hoje os gados de Chico comiam meu capim, mas agora não comem mais”. Outras pessoas também teriam visto o acusado saindo do local do crime com uma espingarda na mão.
A quarta arma foi apreendida em São Rafael/RN, na casa de um homem identificado como Francisco Barbosa Filho. Ele foi preso em flagrante, mas liberado em seguida após pagamento de fiança. Também foram apreendidos durante a operação, 25 cartuchos de calibre 32, 19 cartuchos calibre 36 e um cartucho calibre 38.
Além dos crimes citados, várias denúncias teriam chegado até a delegacia daquele município dando conta de que adolescentes estariam andando pelas ruas da cidade armados com espingardas ameaçando populares. “Isso também nos motivou a desencadear essa ação e nos mandados de busca e apreensão”, ressaltou Paoulla.

Nenhum comentário:

Postar um comentário